sábado, 11 de julho de 2009

Capítulo 21 - Os desafios seguintes.

Depois da viagem para a Europa, terminou a parte “a liberdade que o dinheiro proporciona” (Capítulo __). Depois de dois meses gastando dinheiro no velho mundo, eu estava quase a zero em termos de grana. Pouco tempo depois assumi o cargo de escrevente no 20º Ofício Cível, no Fórum João Mendes, para o espanto das pessoas que não entendiam como alguém poderia deixar de ser Oficial de Justiça para ser escrevente. Mas, além de estar com pouco dinheiro, eu queria aprender processo civil.

E realmente aprendi muito na prática. Era muito bom, porque eu estava tendo na Faculdade a disciplina Teoria Geral do Processo, com os excelentes professores Vicente Greco Filho e Antônio Cláudio da Costa Machado, e vendo processo civil na prática durante o dia todo. Isso meu deu uma bela formação. Na verdade, o forte da São Francisco era direito processual. Nesse campo, estávamos mais avançados até que os europeus. Não é para menos: em um país com forte tradição contenciosa é natural que seja assim.

Fiquei uns cinco ou seis meses como escrevente do 20º Ofício Cível do Foro Central. Tinha conseguido poupar um dinheirinho, suficiente para me manter sem trabalhar durante algum tempo. Cheguei a fazer estágio em duas empresas e passei nos concursos de auxiliar judiciário (atualmente se chama “técnico judiciário”) da Justiça do Trabalho e da Justiça Federal. Fui convocado em ambos. Assumi primeiro o da Justiça do Trabalho, mas fiquei pouquíssimo tempo. A rotinha era assim: ganhava a experiência decorrente do trabalho, gastava bem menos do recebia de salário e ficava um tempinho sem trabalhar. O último cargo que assumi antes de formado foi no Gabinete de um Juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª. Região, que na época ficava ao lado da Faculdade. Foi relativamente tranqüilo trabalhar lá.

No quinto ano da Faculdade eu estudei bem mais do que nos quatro anos anteriores. Eu simplesmente morria de medo de não passar em alguma matéria e não me formar. Durante muitos anos, tive um pesadelo: teria faltado uma matéria e eu não tinha me formado. Comentei isso com algumas pessoas, que também passaram pela experiência de ter esse sonho doido, decorrente, óbvio, do medo que nós sentíamos de não nos formar no quinto ano de faculdade.

Para quem tinha papai rico, não se formar no quinto ano não seria problema. Mas para quem estava precisando desesperadamente ganhar a vida, concluir o curso e passar na OAB era uma necessidade imperiosa. Era, sem dúvida, a coisa mais importante no ano. Por isso praticamente não tive vida acadêmica na Faculdade: eu apenas trabalhava, assistia às aulas (eu tinha caderno e anotava), estudava em casa e saía com a namorada. Mais nada.

Não fui na festa de formatura, clique aqui para continuar...

14 comentários:

  1. SUA HISTORIA E MUITO IMPORTANTE, ESTAVA PRECISANDO DAS DICAS QUE VOCE PASSA NO SITE, MUITO OBRIGADO, DEUS TE ABENÇOE E BOA SORTE ESTOU TORCENDO POR VOCE E BOA SORTE, HOJE JA ESTOU ESTUDANDO PARA O PROXIMO CONCURSO DO INSS (TECNICO PREVIDENCIARIO) MUITO OBRIGADO ESTOU ORANDO POR VOCE. MUITO SUCESSO.

    ATENCIOSAMENTE
    ISAIAS MATIAS
    isayas_o_juiz@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns! Sou acadêmico de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e sua história será um incentivo e fonte de inspiração pra minha vida! Q Deus o abençoe sempre! Sucesso! Um grande abraço!!!
    Marcos Palhano-MS.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, sua história é muito linda!
    Para nós que estamos começando a trilhar nosso caminho profissional é muito importante poder contar com depoimentos tão valiosos quanto o seu, onde nos torna claro a necessidade de sermos dedicados e principalmente acreditarmos que tudo nessa vida é possível,para tanto basta querer e ir "atrás"!

    ResponderExcluir
  4. Caro Sr. Bruno, não sei se vai ler esse comentário, mas adorei sua estória de luta, mas esse é meu primeiro concurso, ( OFICIAL DE JUSTIÇA ), não sei como estudar, por onde começar primeiro, nada...nada....estou realmente perdido...e por estar desempregado, fico, mais confuso ainda, se saio de casa para procurar emprego ou se fico em casa estudando...

    Ficaria muito agradecido se pudesse me orientar de alguma forma...meu sonho...sonho mesmo é passar nesse concurso, fazer uma faculdade qualquer para bacharel e prestar o concurso de AUDITOR DA RECEITA...esse é a m,inha trilogia.....

    Amigo se puder realmente me ajudar ficarei extremamente grato

    JUNIOR - SÃO PAULO

    ResponderExcluir
  5. Suas palavras me ajudaram muito..vc é um exemplo que preciso neste momento..parabéns vc é um vencedor!!!Eu também serei em nome de JESUS..muito obrigada..xau

    ResponderExcluir
  6. É um exemplo de vida e luta para aqueles que se encontra sem esperança num mercado de trabalho "semi-burocrático" e uma historia que motiva ativa a atitude para um começo que em breve se tornará um sucesso profissional para a vida de uma pessoa. Meus parabéns

    ResponderExcluir
  7. Caramba, A-D-O-R-E-I!!!!
    Sou estudante de Direito e sua historia me deixou mais inspirada em continuar com meus sonhos, projetos e planos. Parabens!

    ResponderExcluir
  8. Só pra você entender, estava procurando uma maneira de estudar para concursos e acabei aqui nesse site...acabei lendo sua história...apesar de minha área ser totalmente fora do setor jurídico...só tenho uma coisa a dizer...Parabéns você não planejou nada mas acabou fazendo planos rs Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  9. Que caminho profissional precioso, Dr. Bruno. Sua história é um grande incentivo para nós que estamos apenas no início de uma longa jornada de estudo e trabalho.
    Sou recém-formada em Direito e desejo prestar concursos públicos. Ainda estou escolhendo uma área específica e estou pendendo pelas Procuradorias.
    Como o Doutor mesmo disse, para os filhos de pais poderosos as opções são mais fáceis, porém, para os de classe média o caminho é mais duro. A dificuldade na aquisição de livros e em pagar um bom curso preparatório são uma barreira a transpor. Mas Deus é justo e acima de tudo, misericordioso. Estou certa de que com estudo e confiança N'Ele é possível chegar a ter um curriculum tão lindo quanto o seu.
    Muito obrigada pelo incentivo deixado por meio desse artigo e espero que ele não termine por aqui, mas que continue a ser escrito com parágrafos ainda mais gloriosos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, pela maneira de narrar sua história e pela história em si. Faço meus os elogios acima!
    Também sou estudante de Direito e espero um dia ter tantas lições interessantes pra contar.

    ResponderExcluir
  11. Cara,
    Nossa!! Acredita que eu sou louco por concursos vi sua história e vou me espelhar nela. Quero muito passar no concurso do INSS e sua história só me dá mais força para seguir em frente. Parabéns e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  12. Cara, estou pensando no que vou estudar e como posso estudar... isto sempre pega a gente de jeito... mas qual a dica para chegar a estas posições?

    ResponderExcluir
  13. Agora a coisa da moda é STJ e STF... será que é a melhor escolha? Qual sua opinião com sua experiência em concursos e vitórias?

    ResponderExcluir
  14. Obrigada pelas dicas do roteiro de estudos. Muito bom..vou segui-lo.

    ResponderExcluir